Thumb – Bares E Restaurantes Têm Maior Variação Positiva Na Criação De Vagas Formais Em 12 Meses

Bares e restaurantes têm maior variação positiva na criação de vagas formais em 12 meses

Resultados do Caged em maio mostram que setor tem dado enorme contribuição para a retomada dos empregos no país

O setor de alimentação fora do lar teve papel destacado no crescimento do emprego com carteira assinada em maio. Dados do Caged divulgados nesta terça-feira (28) mostram que em maio foram criados 121 mil empregos no segmento de alojamento e alimentação com saldo positivo de 21 mil vagas preenchidas no mês. Historicamente, bares e restaurantes respondem por mais de 90% dos postos de trabalho deste segmento, segundo estimativa da Abrasel. A variação relativa do setor foi de 1,18% no mês, a quarta maior entre os 26 segmentos analisados.

“A recuperação está em curso e isto se reflete na geração de empregos formais no setor. O saldo positivo mostra que os bares e restaurantes estão hoje com um faturamento mais vigoroso. Isso traz uma aposta em um futuro melhor, após todas as dificuldades dos últimos dois anos”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. No ano o saldo também é positivo: foram 582 mil admissões no período, com saldo positivo de 71 mil vagas. Mas chama ainda mais a atenção o acumulado dos últimos 12 meses. O segmento foi que teve a maior variação relativa entre todos, com 17,83% e saldo positivo de 276 mil vagas (no período, foram registradas 1,35 milhão de admissões, com 1,08 milhão de desligamentos).

“Os bares e restaurantes têm sido uma das principais forças motrizes da atividade econômica nos últimos meses, e o saldo positivo de vagas formais é só mais um dos indicadores que revelam isso. Apesar da boa notícia, no entanto, é bom lembrar que ainda precisamos de ajuda para evitar que os prejuízos acumulados, as dívidas e as dificuldades com o aumento nos insumos impeçam a recuperação plena de milhares de negócios”, completa Solmucci.

Fonte: Abrasel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?