O que é Benchmarking e como pode ajudar no seu negócio?
Você sabe o que é benchmarking, e como essa técnica pode ser muito vantajosa para o seu negócio? Confira suas principais vantagens!
Esse termo consiste em uma pesquisa entre empresas do mesmo segmento. A partir daí, é possível mapear estratégias de marketing digital para aperfeiçoar seu negócio, para que possa ser melhor que os concorrentes.
O que é benchmarking?
Em inglês, benchmarking significa avaliação comparativa. Essa técnica começou a ser utilizada em 1970.
O processo foi aprimorado e, hoje, existem empresas que realizam especificamente esse serviço, como várias agências de marketing digital, assim como outras que investem em setores na própria companhia para essa pesquisa.
Exemplo disso é a Apple e a Samsung. É visível a disputa das duas gigantes tentando se superar. No mercado nacional, podemos observar a Avon e a Natura.
Até aqui, já vimos como as grandes empresas valorizam essa ferramenta. A prática baseia-se no processo de medir produtos e serviços em relação aos grandes líderes do segmento.
O benchmarking fornece as instruções necessárias, para ajudá-lo a entender como sua organização se compara a organizações semelhantes e desenvolver indicadores de desempenho assertivos, mesmo que elas estejam em um negócio diferente, ou tenham um grupo diferente de clientes.
Além disso, o benchmarking também pode ajudar as organizações a identificarem áreas, sistemas ou processos para melhorias, sejam melhorias contínuas.
Inclusive, várias empresas de marketing digital de performance usam o benchmarking como ferramenta permanente para melhorar o desempenho dos esforços de marketing.
Essa “disputa” fornece inovação, e entrega sempre o melhor para quem consome. Basicamente, ela “força” as empresas a estarem sempre elevando o nível.
Quais são as vantagens do benchmarking para o seu negócio?
Abaixo, você confere quais são as principais vantagens que o benchmarking pode lhe oferecer:
Uma melhor qualidade dos produtos
Muitas empresas desenvolvem um foco interno, o que limita suas oportunidades de melhoria. Porém, a partir do benchmarking, você terá uma perspectiva externa sobre oportunidades para melhorar produtos, tecnologias, processos de fabricação e suporte.
O ponto de partida, é desenvolver uma disposição para analisar as operações e produtos de uma organização líder, e compará-los com outras organizações sem ser defensivo. Esta metodologia direta consiste nas seguintes etapas:
- Planeje o que comparar;
- Entenda os processos internos;
- Determine as empresas para avaliar;
- Reúna e analise dados externos;
- Identifique lacunas de desempenho;
- Comunique-se e obtenha concordância;
- Desenvolva um plano de ação;
- Implemente melhorias e monitore.
Após esse entendimento, a organização precisa traduzi-lo em ações apropriadas, para melhorar seu próprio desempenho.
Uma organização não deseja, necessariamente, copiar abordagens adotadas por outras organizações. Pois elas podem não ser compatíveis para seu ambiente de negócios, produtos, mercado ou cultura.
Você tem uma visão mais clara do que faz sua empresa ser bem sucedida
O benchmarking permite enxergar o que você quer e o que você não quer para sua empresa. A partir da pesquisa, a autorreflexão é automática.
É como se comparar com um amigo de infância: algumas características que queremos ter, e outras não. Na sua empresa, você realizará esse mesmo exercício: o que é bom, você tentará. E o que é ruim, você descarta.
Melhora as chances de aumentar os lucros
Através de pesquisas, a empresa consegue melhorar a qualidade do produto, bem como reduzir o preço de custo. Com essa ação, a margem de lucro cresce, e o cliente percebe as melhorias na empresa.
Esse processo demanda tempo, e é por tentativa, até chegar ao modelo ideal. Entretanto, a mudança é constante, sempre há o que melhorar.
Afinal de contas, a inovação surge diariamente. Portanto, não deixe a engrenagem parar. Sempre faça sua pesquisa de mercado.
Reduz as chances de erros
Quando você já conhece sua empresa e pesquisa as concorrentes, as chances de erros diminuem. Além de aprender com os erros alheios, você possui uma noção do que funciona para o seu negócio.
Nesse quesito, o benchmarking funciona como uma aula. Pois você irá olhar para o outro e constatar o que deu errado, e não repetir. Afinal, para alguns, o erro pode custar a falência de uma empresa.
Contribui para uma melhoria no nível organizacional
Empresas possuem planos de negócio e metas. Mas estipular metas sem conhecer a concorrência, ou sem se conhecer, é irreal!
Por isso, o benchmarking te ajuda a criar um nível organizacional mais amplo, como atingir a meta do concorrente e ultrapassá-la, por exemplo.
Com todos os dados para a análise, você consegue fazer comparativos. E pode perceber neles, suas falhas e acertos.
Além disso, a pesquisa exige que você melhore o gerenciamento de seus funcionários, e seja um líder melhor. Essas práticas refletem diretamente nos lucros de uma empresa.
Implementação de novas ferramentas
O benchmarking te permite conhecer novas técnicas, produtos e tipos de gestão. Desse modo, ao avaliar o que surge de novo no mercado, você terá oportunidade de implementar coisas novas, o que te ajudará a identificar o que funciona melhor para sua empresa.
É como uma receita de bolo: um bolo tradicional, muitos são capazes de fazer. Então, a concorrência será grande, e o melhor preço vence.
Entretanto, aqueles que implementam novas técnicas, e ingredientes diferentes, terão uma concorrência menor. Nesse sentido, a venda dependerá do seu diferencial.
Ao se comportar dessa forma, sua empresa estará no topo, com menos concorrentes e com uma maior margem de lucro. Sendo assim, você não disputa mais pelo preço, mas sim pela qualidade.
Ajuda a identificar as prioridades e os objetivos
O comparativo desperta questionamentos, e é nos questionamentos que estão as soluções.
Quando sua empresa é alvo de comparação, todos os pontos bons e ruins se tornarão evidentes. É como se houvesse um holofote sobre eles. Portanto, o que, geralmente, é difícil enxergar no dia a dia, com o benchmarking se torna claro. Por isso, é mais prático resolver.
Desde que você ajuste esses pontos, deve-se estabelecer metas novamente. E o ciclo se repetirá: analisar, aprimorar e criar metas.
Investir em benchmarking proporciona a coleta de dados valiosos, que ajudam a mudar o rumo da sua empresa, e criar novas oportunidades de melhorias.
Entretanto, é necessário lidar com esses dados, interpretar e, a partir deles, aplicar exercícios reais nas empresas.
Esse processo deve ser contínuo, fazer parte do dia a dia da companhia, buscando sempre melhorar, para estar no topo do mercado.
Fonte: https://www.mundorh.com.br/