Como a contabilidade pode ajudar a sua empresa a vender mais
O contador tem papel fundamental e pode orientar clientes para que consigam alcançar suas metas
Ter uma empresa requer uma série de cuidados, principalmente com a saúde financeira e com a gestão do empreendimento. Mas, você sabia que a contabilidade pode auxiliar seu negócio de forma eficiente?
A contabilidade atua como suporte ao empreendedor e é um item indispensável, independente do tamanho do negócio, podendo ser de pequeno, médio ou grande porte.
Afinal, é necessário todo um preparo para assegurar que as empresas tenham melhor desempenho. Afinal, nem sempre um bom volume de vendas significa lucratividade, uma vez que é necessário calcular todos os custos envolvidos na operação.
Logística, tributos e fornecedores exigem atenção especial nessa época em que as vendas são turbinadas.
De acordo com especialistas do ramo contábil, é necessário que as empresas e os profissionais contábeis, tracem e adotem um plano de comunicação de vendas com o público-alvo a ser atingido.
No e-commerce, a jornada digital de compra dos consumidores tem um grande aumento de demanda, bem como a aceleração na conversão. Para isso, o primeiro passo é traçar e adotar um plano de comunicação de vendas com o público-alvo.
A função do contador nas empresas é ser o braço direito da gestão em assuntos contábeis, fiscais e financeiros. Isso inclui, entre outras atividades, auxiliar na elaboração de estratégias que permitam reduzir seus custos e, em consequência, aumentar os lucros.
Por isso, podemos afirmar que a contabilidade não é luxo, e sim uma necessidade, em datas de comércio aquecido é importante que o profissional contábil ofereça as informações mais adequadas para que o empreendedor tenha controle sobre o próprio trabalho.
Portanto, garantir o equilíbrio entre receitas e despesas, a contabilidade vem a ser a principal fonte de conhecimento para ter os resultados esperados.
Importância da contabilidade
Conheça alguns dos aspectos em que a contabilidade pode ajudar os clientes a gerir melhor os negócios nesse período.
Planejamento: A contabilidade ajuda a checar como o empresário pode alterar o preço dos produtos e serviços, ofertando descontos e promoções, para que, mesmo com a queda de valor, isso gere lucro.
Estoque: para saber se a empresa tem como arcar com a rotina de vendas, é fundamental verificar o estoque, o que ajudará na geração de notas fiscais, e a garantia que os lucros devem ser contabilizados e organizados. Decisões de estoque nesse período que não tenham planejamento e consciência podem acarretar em prejuízo para a empresa.
Notas fiscais: com o aumento das vendas, é necessário ter atenção na emissão de notas fiscais eletrônicas, bem como seu correto armazenamento. Sendo assim, a contabilidade precisa estar atenta à gestão desse elemento importantíssimo no Ponto de Venda. Afinal, sem o controle efetivo do fluxo de caixa, a empresa corre um sério risco de se perder na conciliação bancária, além de se expor a fraudes e a falhar com seus fornecedores.
Fluxo de caixa: ações básicas, como o planejamento de toda a ação evitam o pagamento de impostos indevidos, bem como erros e equívocos na execução do plano de vendas. Sendo assim, a contabilidade precisa estar atenta à gestão desse elemento importantíssimo no Ponto de Venda (PdV). Afinal, sem o controle efetivo do fluxo de caixa, a empresa corre um sério risco de se perder na conciliação bancária, além de se expor a fraudes e a falhar com seus fornecedores.
Análise de dados
A partir da análise dos dados que a contabilidade realiza, os responsáveis pela empresa podem tomar decisões estratégicas, fazer mudanças e melhorar a gestão.
Pois, há uma análise aprofundada por parte da contabilidade, que acaba influenciando na boa gestão, pois, o empreendimento tem um bom plano financeiro, atenção e dedicação para que ocorram diariamente essas melhorias.
Com todas estas informações reunidas, o contador fornece relatórios extremamente importantes para auxiliar na gestão da empresa, como:
- Verificar onde a empresa está desperdiçando dinheiro;
- Informar quais são as fontes de lucro do empreendimento;
- Detectar quais são as fontes de prejuízo do negócio.
- Realizar planejamento para reverter o quadro de prejuízo e desperdício.
Conclusão
Por fim, alcançar o sucesso nas vendas é uma meta tangível através de um planejamento meticuloso e uma execução estratégica que coloca o cliente no centro de todas as ações.
Ao aderir a estas diretrizes, o empresário estará não apenas construindo o caminho para um aumento significativo nas vendas, mas também construindo uma reputação sólida.
Além disso, é fundamental manter um compromisso com a transparência e a eficiência que sustentam a relação de confiança com o consumidor. Lembre-se, cada detalhe conta e, nesse sentido, é primordial superar as expectativas dos clientes, destacando-se em um mercado altamente competitivo.
Dessa forma, ao focar na satisfação do cliente e honrar os compromissos, a empresa não apenas evitará contratempos, mas se posicionará como uma líder no setor.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/