Como alterar conta para restituição do IRPF: guia prático
Dá para alterar a conta para restituição online, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (Portal e-CAC).
Essa situação é tão comum que a própria Receita já disponibiliza meios de ajudar quem informou a conta errada para restituição do Imposto de Renda.
E o máximo que acontecerá é o dinheiro voltar para você nos chamados lotes residuais, pagos depois dos normais.E não são só os erros de digitação que tornam necessárias as alterações.
É possível alterar a conta indicada para o crédito da restituição do IR?
Sim! E, na maioria das vezes, você nem precisa sair de casa para isso!
Quer saber como alterar a conta para restituição do Imposto de Renda? Basta acessar o Portal e-CAC, entrar no sistema Meu Imposto de Renda, na seção Restituição, clicar em Consultar e em Alterar Conta para Crédito de Restituição.
Caso exista alguma incoerência nas informações de conta registradas na declaração, o status de restituição do Imposto de Renda no portal e-CAC pode ser atualizado pelo próprio Fisco para “aguardando reagendamento pelo contribuinte”.
Se isso acontecer, será preciso alterar os dados bancários para pagamento da restituição. Saiba agora como fazer a alteração e garantir o reagendamento!
Como reagendar a restituição do Imposto de Renda?
Primeiro, busque identificar qual é o motivo do não recebimento dos valores devidos no destino indicado inicialmente.
A incoerência pode estar relacionada à menção de uma conta de não titularidade do contribuinte, a uma conta encerrada ou, simplesmente, a alguma falha humana.
Confira, agora, a maneira mais adequada de prosseguir conforme cada situação.
Se o número da conta foi digitado errado
Erros de digitação acontecem, e são uma das maiores causas de alteração nos dados declarados ao Leão. Nesta situação, o passo a passo para solucionar a questão é simples!
- Acesse o Portal e-CAC com seu login e senha.
- No menu, clique em “Declarações e Demonstrativos”.
- Entre em “Meu Imposto de Renda (Extrato DIRPF)”.
- Selecione “Restituição”.
- Escolha o ano da declaração de IRPF que você deseja consultar.
- Clique em Alterar Conta para Crédito de Restituição.
- Insira os dados bancários corretamente.
É interessante revisar as informações com atenção antes de concluir o reenvio, para não arriscar repetir o mesmo erro duas vezes.
Se a conta informada foi encerrada
Se por algum motivo o contribuinte ou a instituição bancária encerrarem a conta informada para recebimento da restituição, o crédito fica impedido de “cair” até que uma conta regular seja informada.
Mas por que isso aconteceria? Bancos têm o dever de fechar as contas das pessoas se elas fornecerem informações irregulares ou se seu CPF estiver suspenso, cancelado ou nulo e sem regularização adequada.
Enfim, existem três caminhos possíveis.
Acessar o Portal e-CAC e seguir o protocolo de alteração de dados bancários para a restituição.
Aguardar a liberação da restituição e, nesse momento, entrar em contato por telefone com a Central de Atendimento do Banco do Brasil.
Retificar a sua declaração e corrigir as informações bancárias indicadas nela.
Em alguns casos, a retificação é a única forma de evitar cair na malha fina fiscal e ser convocado pelo Fisco para maiores esclarecimentos.
Ainda assim, vale lembrar que, como a declaração retificadora substitui integralmente a declaração original, a data do último envio passa a contar como a data de entrega do documento, gerando um possível atraso no pagamento da restituição.
A restituição foi liberada, a conta está certa, mas o dinheiro não caiu?
Quando, aparentemente, não há erro nos dados, mas o valor da restituição ainda não foi creditado, é preciso ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil — que fica com o dinheiro no primeiro ano após o pagamento — para entender o que aconteceu.
Os canais telefônicos dessa central estão listados a seguir.
- 4004-0001 (apenas para capitais)
- 0800 729 0001 (para outras localidades)
- 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes físicos)
E pode ser necessário ao contribuinte comparecer a uma agência física do BB para solucionar a questão.
De qualquer forma, a recomendação de especialistas é não contar com o dinheiro para emergências enquanto o status do IR não for atualizado para algo que indique a possibilidade de sacar a restituição.
Se você não quiser esperar o novo prazo para receber um valor seu por direito, uma ótima opção é pedir a antecipação da restituição do IR por meio de uma plataforma online especializada no assunto, que garante o dinheiro na conta em até 48 horas.
O seu bolso agradece e o Leão dorme tranquilo. Tudo devido ao seu dever do ano fiscal cumprido!
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/