Tomada de decisão nos negócios: como o seu contador pode te ajudar?
Aquela imagem que tínhamos de que o contador não passava de um profissional responsável apenas por guardar os livros contábeis e pelo cumprimento das obrigações tributárias e trabalhistas de um negócio já era. Isso ficou lá no passado.
Esse profissional que outrora ficava dentro de um escritório executando suas rotinas, passou a ser o elemento-chave crucial na tomada de decisão de um negócio.
Isso ocorreu porque com a evolução dos tempos, os serviços contábeis foram sendo percebidos como uma poderosa e efetiva ferramenta de gestão, possibilitando aos empresários uma maior análise da situação patrimonial, financeira e fiscal de seus negócios.
Acompanhe a leitura e saiba mais!
As atividades de um contador dentro da empresa
O contador é um profissional que tem múltiplas atribuições dentro de uma empresa. Ele atua em diversos segmentos e tem impacto direto na sua geração de resultados. Porém, seu trabalho inicia-se muito antes de um empreendimento emitir seu primeiro documento fiscal.
Ele pode ajudar o empresário a avaliar a viabilidade do negócio bem como analisar sua rentabilidade e projeção de fluxo de caixa. Além disso, destacam-se outras atribuições de valor inestimável que um contador pode oferecer:
efetuar o planejamento tributário e sucessório;
avaliar o valor de mercado da empresa;
realizar a assessoria contábil, fiscal, trabalhista, societária e financeira;
Além dessas, obviamente, o profissional da contabilidade também efetuará suas rotinas tradicionais, tais como: escrituração contábil, apuração tributária, emissão de guias, suporte no cumprimento de obrigações acessórias, entre outras.
O contador na tomada de decisão
Algumas pessoas podem se questionar como o contador poderia ter um impacto tão grande na tomada de decisões de uma empresa. Isso se deve ao fato de o contador ser o profissional que, normalmente, está mais próximo do dia a dia dos pequenos e médios empresários.
Diferentemente de outros profissionais, o contador está diariamente realizando ações com os dados que são gerados em uma empresa, permitindo que ele fique muito próximo das operações.
Devido a essa relação de proximidade e seus conhecimentos sobre negócios, fica mais fácil para ele identificar pontos que podem ser melhorados, bem como aqueles que são passíveis de gerar prejuízos ou riscos para a empresa, fornecendo uma base de informações sólidas e confiáveis para que o empresário possa tomar decisões que impactarão diretamente no futuro do seu negócio.
Desburocratização
O ambiente empresarial no Brasil é extremamente burocrático. Quando voltamos nossa atenção para a questão tributária a situação piora ainda mais. Temos um emaranhado de Leis complexas e, se isso já não fosse suficiente, elas sofrem alterações com uma frequência quase diária.
Todavia, graças aos contadores, esse tipo de burocracia pode ser amenizada, tendo em vista que muitas dessas obrigações são cumpridas por esses profissionais, aumentando a sua participação nas atividades da empresa e fortalecendo a necessidade de tê-la como um parceiro de negócios.
Apesar desse cenário, o Brasil vem mudando bastante e algumas práticas estão sendo adotadas para reduzir as burocracias e diminuir a intervenção do estado sobre as práticas que são realizadas no ambiente empresarial.
Assim, cabe ao contador estreitar a aproximação, participar e conhecer mais a vida empresarial de seus clientes e demonstrar com convicção a relevância da contabilidade como instrumento de tomada de decisão estratégica para os negócios.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/