Atenção com a Declaração de Imposto de Renda de bares e restaurantes – saiba como funciona!
O início de ano é marcado pelo Imposto de Renda Pessoa Física, no entanto, o seu bar – ou restaurante – também precisa se atentar à Declaração de Imposto de Renda para não ter problemas fiscais.
Não são poucas as responsabilidades que todo dono de um negócio tem para manter tudo funcionando.
Quando falamos em bares e restaurantes, é preciso saber equilibrar o tempo para focar em servir os melhores pratos e bebidas, bem como cuidar da parte administrativa do negócio.
Ao focar na questão administrativa, é preciso se atentar às obrigações existentes que impactam diretamente na regularidade do negócio, como é o caso da declaração de Imposto de Renda.
Sabendo do desafio que é lidar com tudo isso, preparamos este artigo especialmente para apresentar um guia para que a declaração de IR não seja uma complicação em seu negócio.
A declaração de Imposto de Renda pessoa jurídica é uma responsabilidade que precisa ser cumprida para manter a conformidade do seu bar ou restaurante.
A finalidade do IR é contribuir para ações sociais, ou seja, a parte dos rendimentos do seu negócio que é utilizada para pagamento de impostos é utilizada pelo Governo para ações em prol da sociedade como um todo.
O cumprimento da declaração do Imposto de Renda é necessário para que sua empresa não tenha problemas fiscais, portanto, é essencial estar sempre em dia com isso.
Regimes tributários
Os regimes tributários são aquilo que define base de cálculo e forma que será declarado o Imposto de Renda de pessoas jurídicas.
Por isso, o enquadramento no regime tributário mais adequado é fundamental para manter os custos tributários enxutos, sendo que a realização de um planejamento tributário é essencial para isso.
Se seu bar ou restaurante estiver enquadrado no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, seguirá as especificidades do regime em relação ao IRPJ.
Períodos de declaração
A declaração pode ser realizada em 4 períodos, sendo eles:
- Mensalmente;
- Trimestralmente;
- Anualmente;
- Por evento.
No caso do período anual, é uma opção disponível apenas para empresas do Lucro Real, por isso, é preciso verificar as especificidades do seu regime de tributação.
Como economizar tempo
Com um bom suporte contábil, você tem o seu tempo otimizado e garantia de tudo sendo cuidadosamente realizado por especialistas no assunto.
Dessa forma, contar com especialistas contábeis te auxilia a economizar tempo e garantir a plena conformidade do seu estabelecimento.
Consequências de não declarar adequadamente
Não realizar a declaração de Imposto de Renda é uma ação considerada como sonegação fiscal, o que proporciona sérias consequências negativas.
Além disso, erros na declaração podem gerar multas e outros problemas fiscais, por isso, é preciso se atentar para que tudo seja realizado corretamente. Você, certamente, não vai querer colocar tudo a perder, certo?