Thumb 4 Dicas De Liderança Para Bares E Restaurantes

4 Dicas de liderança para Bares e Restaurantes

Ter um restaurante moderno ou comida deliciosa não é sinônimo de sucesso no mercado. A forma como as atividades são executadas no dia a dia faz toda a diferença para construir um bar ou restaurante que consegue crescer ao longo dos meses. E a execução dessas atividades está relacionada diretamente com a liderança para este tipo de serviço.

Qualquer empresa do ramo de alimentação que busca o sucesso deve passar por algumas etapas básicas: planejamento das atividades, ações de marketing e vendas, gestão financeira, entre outras. Porém, depois disso, o empresário precisa desenvolver um bom trabalho na gestão das atividades e das pessoas que trabalham diariamente na empresa.

Fazer a gestão de bares e restaurantes não é uma tarefa fácil e esse tipo de negócio nem sempre tem uma administração organizada – o que pode facilmente se tornar uma grande complicação. Quando o atendimento não é dos melhores e o ambiente não oferece conforto aos clientes, torna-se muito difícil prosperar no mercado. Além disso, é preciso considerar todas as necessidades diárias de um bar ou restaurante – como o armazenamento e manipulação dos alimentos, horários e dias de trabalho diferentes, fiscalização e questões trabalhistas.

Para ajudá-lo a extrair o máximo da sua empresa, veremos 4 dicas de liderança para bares e restaurantes. Acompanhe!

Como otimizar a liderança para bares e restaurantes?

1. Busque ter domínio sobre as atividades

A primeira dica de liderança para bares e restaurantes é buscar ter domínio total sobre todas as atividades que ocorrem no estabelecimento. É preciso considerar que um restaurante é um negócio multifacetado com diferentes departamentos: produção de alimentos, limpeza, atendimento aos clientes, gestão do estoque, contato com fornecedores, marketing, entre outros.

Para ser um líder eficaz, você deve coordenar todas essas operações. Se você não tiver noção de como as refeições são produzidas, como você pode cobrar um bom desempenho dos cozinheiros? Desde a preparação de alimentos até o cumprimento dos pedidos dos clientes, tudo isso deve ser realizado de forma eficiente – e isso passa pelo seu monitoramento.

Como líder, você precisa saber que respeito e valorização são obtidos, e não exigidos. Respeite seus funcionários e eles retribuirão da mesma forma. Acompanhar as atividades diárias permite que você celebre as pequenas e grandes realizações dos funcionários e crie um ambiente de trabalho positivo.

2. Motive sua equipe e reconheça suas conquistas

Uma boa liderança possui ligação direta com a motivação. Se você não quer perder seu talentoso chef, é necessário que ele esteja motivado para continuar trabalhando no seu estabelecimento, não é? O líder tem o poder – e o dever – de trabalhar constantemente a motivação.

Para começar, reconheça as realizações de seus funcionários. Uma sugestão seria programas de reconhecimento, como o “funcionário do mês”. Mas não é só isso! Acompanhe o reconhecimento com um bom presente, por exemplo, um aumento salarial, um bônus, um troféu, um dia de folga remunerado, entre diversas outras opções. Identifique o que a sua equipe almeja e estude a possibilidade de realização.

Além disso, você também pode manter uma competição saudável entre os funcionários. Para isso, basta traçar metas individuais e criar um sistema de premiações – incentivando que todos executem sempre um bom trabalho.

Outra ótima ideia para manter a motivação em alta é organizar atividades fora do ambiente de trabalho – como um jantar de confraternização, uma partida de futebol ou uma viagem para conhecer um restaurante famoso no seu estado. Todas essas são pequenas ações de liderança para bares e restaurantes que geram um reforço na motivação de todos.

3. Defina metas

As metas e os objetivos ajudam a liderança e os funcionários do restaurante a terem um senso de direção e propósito. Além disso, as metas ajudam a fornecer um ponto de referência para o restaurante saber se está sendo bem-sucedido ou não.

Mas como você define metas e objetivos? Uma boa ideia é estabelecer metas SMART:

S – Específica

Selecione metas bem definidas e claras. Evite objetivos generalizados, pois eles são ineficientes. Certifique-se de definir precisamente o que você quer que seu bar ou restaurante seja agora e no futuro.

M – Mensurável

Seus objetivos precisam ser mensuráveis. Se você quer aumentar o número de clientes atendidos, seria uma boa ideia estipular uma meta que pode ser quantificada – como um aumento de 100 para 150 pessoas atendidas diariamente.

A – Atingível

Nunca estabeleça metas que não sejam atingíveis, pois elas podem causar frustração entre a equipe. Por outro lado, também não defina metas fáceis demais. Defina metas realistas que ajudem você a elevar o nível do restaurante.

R – Relevante

Que direção você tem para o seu restaurante? Você quer permanecer no mesmo local por muitos anos ou gostaria de franquear e expandir para outros estados? As metas traçadas devem contribuir para o seu objetivo.

T – Temporal

Defina suas metas com um período de tempo específico – como metas semanais, mensais ou anuais. Dessa forma, você coloca um prazo para atingir seus objetivos.

Um exemplo de uma meta SMART para bares e restaurantes poderia ser: “Aumentar em 25% o faturamento do restaurante em 6 meses”.

4. Delegue com sabedoria

Você sabia que é um hábito de líderes altamente eficazes delegar tarefas a seus funcionários? Quando os líderes delegam tarefas, eles proporcionam aos seus funcionários a oportunidade de mostrar o seu valor – gerando mais motivação.

Trata-se de uma estratégia para evitar que você fique sobrecarregado e demonstrar que você confia nos seus funcionários. Quanto menos você tiver que interferir diretamente nas tarefas executadas, mais isso significa que você está executando um bom trabalho na liderança para bares e restaurantes.

Veja algumas dicas para delegar com sabedoria:

  • Comece planejando as diferentes tarefas que seus funcionários precisam realizar. Durante o planejamento, certifique-se de que as tarefas sejam claras e concisas. Isso garantirá que a criatividade e a iniciativa de seus funcionários aumente.
  • Em segundo lugar, conceda ao funcionário específico autoridade para realizar as tarefas em seu nome. Isso significa disponibilizar os recursos necessários para esse funcionário.
  • Em terceiro lugar, consulte os funcionários para saber se eles têm alguma dúvida antes de iniciar suas tarefas. Fazer isso antes do início do trabalho ajuda a eliminar gargalos, retrabalho e outros problemas.
  • Por fim, monitore o progresso de seus funcionários. Como gerente, é importante monitorar esse progresso, pois isso motiva os funcionários e te ajuda a notar quaisquer problemas. Se um funcionário estiver apresentando um desempenho abaixo do esperado, você será capaz de identificar facilmente e tomar as medidas necessárias.

Fonte: http://blog.sebraees.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?