Thumb  Fim Do Uso Das Mascaras Bares E Restaurantes

Bares e restaurantes preparam movimento para pedir fim das máscaras no país todo

Estimulados pela liberação da obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados no Rio de Janeiro nesta segunda (7), donos de bares e restaurantes preparam um movimento para pedir a flexibilização total das medidas no país.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, diz que o setor só gostaria de esperar passar uma semana após o Carnaval para verificar se não haveria um novo pico de casos de Covid.

“Queremos deflagrar uma campanha para que o Brasil acompanhe países que já retiraram todo o tipo de restrição. Estamos celebrando o movimento do Rio, que nos pegou de surpresa. Entendemos que chegou a hora de essa medida ser estendida para o Brasil. Vai ser muito positivo para a economia como um todo e para o nosso setor em especial”, diz Solmucci.

A Abrasel deve levar o pedido a todos os estados e mais de 400 municípios onde tem associados.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Rio de Janeiro orientou nesta segunda (7) a liberação do uso das máscaras em ambientes fechados na capital do estado em medida que passa a valer com a publicação de um decreto e torna a cidade a primeira capital do país a abolir o uso da proteção na pandemia.

Neste domingo (6), o Brasil teve 219 mortes pela Covid e 15.810 casos registrados da doença. As médias móveis de mortes e de casos seguem em queda, na comparação com os dados de duas semanas atrás. A média de óbitos agora é de 430, redução de 48%, e a de infecções é de 40.161, queda de 60%.

Rio libera a circulação sem uso de máscara na cidade

Nesta segunda-feira (7), o Rio de Janeiro deu um grande passo em direção aos fins das restrições provocadas pela pandemia: a cidade, que já havia dispensado a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos no ano passado, estendeu a orientação para ambientes fechados.

É a primeira capital brasileira que permite a abolição total do uso de máscara, tendência que deverá ser replicada em outras cidades a partir de agora, assim como já acontece em metrópoles do mundo todo, como Madri, na Espanha.

Para Paulo Solmucci, a liberação das máscaras no Rio vai ao encontro do caminho que todo mundo vai chegar.

“Com os índices da Covid baixos e os sistemas de saúde funcionando sem sobrecarga, não há motivo para manter restrições. Na Dinamarca, estádios estão funcionando com capacidade máxima, bares e restaurantes estão abertos sem nenhum tipo de restrição e a máscara e o passaporte vacinal não são mais obrigatórios”, observa.

Segundo ele, embora haja avanços, alguns governos estão no caminho contrário. “No Brasil, algumas cidades já estão acabando com as restrições, mas em outras capitais, há governos que estão mantendo ou ampliando as restrições sem o devido embasamento”, afirma.

Fonte: com informações da Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?