Entenda qual a importância da Gestão Contábil para as organizações
Gerenciar uma empresa de pequeno, médio ou grande porte é uma tarefa árdua e que exige muito dos empresários. Não importa qual seja o seu segmento, pois além de ter que cuidar da parte produtiva, eles precisam se preocupar com questões administrativas. Outra tarefa muito importante é calcular corretamente os tributos e cumprir todas as obrigações fiscais.
No entanto, o que pode ajudar a manter todos os cálculos em dia é a gestão contábil. Esse trabalho tem como principal objetivo verificar a escrituração regular dos documentos, as contas e outros fatores que influenciam o patrimônio empresarial.
Deseja saber um pouco mais sobre a importância da gestão contábil para as organizações e quais são os seus benefícios? Continue lendo nosso artigo e fique por dentro do assunto!
Importância da gestão contábil para as empresas
Há algum tempo, os gestores, contadores e administradores estão cientes de que a contabilidade gerencial vai muito além do simples cálculo de impostos. É preciso atender a todas as legislações, como as fiscais, comerciais, previdenciárias etc. Por isso, sabem que fazer a gestão contábil não é apenas uma questão de organização, mas de manter a empresa ativa e gerando lucros por muito tempo.
Benefícios
Fazer a gestão contábil de uma empresa traz muitos benefícios e vantagens aos empreendedores, como:
1. Possibilita maior controle financeiro e econômico da empresa
Um dos grandes benefícios da gestão contábil é a possibilidade de ter maior controle financeiro e econômico do empreendimento. Com ela, é mais fácil fazer o planejamento dos investimentos e acompanhar as receitas e despesas do seu negócio. Todas as entradas e saídas de valores são contabilizadas e, desse modo, os riscos de ficar sem dinheiro para pagar as contas é mais baixo.
2. Promove fácil acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores
Fica mais simples saber quais são os valores que a empresa possui devido ao controle eficiente das contas bancárias — que é realizado por intermédio da gestão. São feitas revisões dos extratos e também observações gerais sobre pendências nas mesmas periodicamente.
A boa saúde financeira faz com que a organização consiga aprovar facilmente algumas linhas de crédito com os bancos e os fornecedores.
3. Evidencia para os sócios a verdadeira situação patrimonial
Outro benefício que a contabilidade gerencial traz para os sócios é a verificação da verdadeira situação patrimonial do negócio. A gestão é feita baseada em dados concretos da escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.
4. Define melhor o regime de tributação
A gestão permite analisar informações a respeito da receita bruta, margem de lucro, gastos com custos fixos e variáveis mensais e anuais. Com esses dados em mãos, os gestores podem decidir qual é o melhor regime de tributação para a sua empresa. Podem optar pelo Simples Nacional, Lucro Real, Arbitrado ou Lucro Presumido.
Agora que você já sabe um pouco mais de gestão contábil e aprendeu sobre os benefícios de utilizar este recurso na sua empresa, prepare-se para aproveitar essa possibilidade.
Caso ainda tenha dúvidas com relação ao assunto, contrate uma empresa especializada nesse tipo de serviço e conte com a ajuda de profissionais qualificados na área de contabilidade.
Fonte: https://www.consead.com.br/